Claudine von Saltiél

O que é Terapia de Casal e como pode auxiliar?

Terapia de Casal

A terapia de casal é uma terapia em que ambos os parceiros se envolvem e participam, tendo o foco na sua interação e nas dificuldades específicas que estão vivendo.

A terapia auxilia o casal a expor seus sentimentos e organizar seu relacionamento, seja no casamento, no namoro ou no noivado, descobrindo e questionando os aspectos que não estão em acordo com a vida a dois. Serve como canal de comunicação para o entendimento de dificuldades e desgastes do cotidiano.

A terapeuta ajuda na identificação de pontos de conflito dentro da relação e a determinar quais as mudanças desejáveis, sejam no modo de se relacionar, sejam mudanças individuais.

Objetivos gerais da terapia de casal:


  • melhorar a comunicação
  • identificar objetivos comuns
  • equilibrar as diferenças individuais dentro da relação
  • compartilhar responsabilidades dentro do relacionamento
  • entender as necessidades do outro
  • superar a infidelidade ou traição
  • melhorar a vida sexual
  • melhorar a qualidade geral do relacionamento e a satisfação conjugal

Quais motivações mais comuns para crise nos relacionamentos?

Os problemas que levam o casal à terapia podem ser dificuldades de interação, sexuais, emocionais, falta de habilidade para lidar com o estresse, envolvendo o desequilíbrio de valores, educação dos filhos, papéis sexuais, carreira, dinheiro, cuidados com a casa.

A falta de tempo e as pressões do trabalho podem afetar o relacionamento. Casais muito ocupados podem acabar negligenciando a relação, se distanciando ou priorizando sempre outras partes de sua vida, levando à mágoas. Isso também se acentua quando o casal tem filhos pequenos.

Além disso, a traição pode levar a uma crise, assim como o estresse que pode advir em fases de transição de vida. A violência doméstica também é um dos motivos para o casal procurar a terapia, somadas a discussões constantes, dificuldades sexuais como carência de desejo, ansiedade de desempenho, falta de orgasmo. Esses fatores podem levar a um estado crônico de irritação ou de ansiedade predispondo discussões na relação.