Claudine von Saltiél

O que é Terapia de Família?

Terapia da Família

A terapia familiar evoluiu a partir de uma multiplicidade de influências tendo recebido contribuições de diferentes áreas do conhecimento. Desde o início da formulação da psicanálise, Freud considerou e ressaltou em seus estudos as relações familiares. Em "Fragmento da Análise de um Caso de Histeria" (1905), ele afirma que devemos prestar tanto atenção às condições humanas e sociais dos enfermos quanto aos dados somáticos e aos sintomas patológicos, ressaltando que o interesse do psicanalista deve dirigir-se sobretudo para as relações familiares dos pacientes. Freud faz referência à família em vários outros momentos de sua obra.

Assim, seu objetivo principal é auxiliar a família na conquista de relações harmoniosas, respeitosas e saudáveis entre os seus membros.

Pode ter como foco o tratamento de um de seus membros, bem auxílio em diversos transtornos como os transtornos alimentares e transtornos do humor. Tem como objetivo melhorar as relações no contexto familiar, ou tratar o membro por meio das mudanças nessas relações, em um contexto em que a família e terapeuta participam ativamente da análise do cenário histórico e presente, da elaboração do plano de mudanças e das transformações posteriores.

Porém, por entender a complexidade do sistema familiar, os terapeutas familiares desenvolvem uma variedade de técnicas que auxiliam a administrar os problemas familiares e a ampliar as relações funcionais e saudáveis.